Os desafios do leitor no século XXI | Discussão

12:25:00

(Adorei o título do post, e vocês?)

O que os leitores dessa geração precisam se preocupar, enquanto os antigos não?



1. Livros digitais e audiobooks
  O e-book se tornou uma paixão para alguns leitores, afinal, é mais fácil de se "levar" e mais barato. No entanto, não é bem quisto por alguns, já que possuem a visão de que irá substituir o livro físico (o que sabemos muito bem que não é verdade). Assim, essa geração rodeada de entretenimento, precisa escolher entre as opções e pesar os prós e contras.

2. Adaptações literárias
 Quem não quer que seu livro favorito seja transformado em uma série ou em filmes? Mas, em alguns casos, o produto final é frustrante, devido a falta de diálogo da produtora com os fãs (até mesmo com o autor) e a vontade incessante de lucrar.

3. Globalização
 Quantos livros nacionais você leu esse ano? Quantos desses não são do eixo Estados Unidos-Reino Unido? Pois então, a globalização encurtou as distancias, assim, tornou mais fácil um livro estrangeiro penetrar no mercado editorial nacional. Só que, tendo os próprios leitores parte da culpa, um livro com hype internacional vende mais. Assim, as editoras investem mais em sucessos provenientes de fora do país, prejudicando autores nacionais a publicar seus livros, leitores que querem ver sua cultura representada e a cultura nacional. #LeiamAutoresNacionais



4. Propaganda enganosa
 Quem não fica babando por um livro só por causa da edição e, quando vai ler, fica decepcionado? Pode ser porque o livro possui diversos erros de revisão, atrapalhando a leitura ou porque o leitor nem se preocupou com a trama do livro, só pensou na "casca". COMPROU PELA CAPA. Além disso, tem outra situação: quando a editora tenta vender um livro de um jeito, normalmente, tentando aproveitar o sucesso de outro livro, e não ter nada a ver com o livro.

5. Fiscais de leitura
 Junto com o século XXI, veio a internet e as redes sociais, que é onde eles se escondem! Os fiscais de leitura (que podem ser também de qualquer outra coisa) é aquele indivíduo que fica nos seus posts julgando suas leituras, protegido pelo anonimato da rede (alguém com menos de 40 anos usa esse termo? Eu posso usar porque preciso de sinônimos). Booktubers são as maiores vítimas.
 A Bruna Miranda fez um vídeo falado deles, aqui se você quiser assistir:


6. Lojas virtuais
 A décadas atrás nenhum leitor reclamava que seu livro demorava para ser entregue, que o site (em dias de promoção) não funcionava direito, que sua compra chegava amassada/rasgada e não precisavam se controlar devido a promoções imperdíveis que poderiam ser aproveitadas sem sair de casa.

7. Distração
 Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Spotify, Netflix... Para alguns é difícil largar essas coisas, se desconectar e ler. E quando, finalmente, começa a leitura, fica com aquela ansiedade e fica dando uma olhadinha no celular de vez em quando. Cadê a concentração?



Bom, espero que tenham gostado! Vale ressaltar que existem coisas positivas sobre alguns desses pontos! Você concorda com os tópicos citados? Tem mais algum desafio para nós leitores enfrentamos? COMENTE!

You Might Also Like

8 comentários

  1. Eu gosto bastante de e-books por serem baratos porque eu realmente não tenho grana para comprar físicos, mas o físico insubstituível e quando amo corro e compro mesmo tendo lindo.

    Amei o post.

    http://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não leio mais em e-book, eu lia em 2013 quando eu me mudei, já que não tinha nada para fazer, estava sem internet, tv, telefone, tudo! Assim, baixava uns livros no notebook, usando a internet da vó, ai a partir disso passei a comprar livros e não li mais livro digital. O que me afasta de e-books é não ter um lugar bom de ler (ler em celular e notebook não) e porque estou montando uma estante, sabe...
      Obrigado pela visita e fico feliz que tenha gostado!

      Excluir
  2. Realmente hoje em dia é muito mais fácil as pessoas se distrair em redes sociais,não tenho nada contrato ebook eu adoro! Bjosss
    aleituramagica.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil hoje em dia ter um tempo longe das redes sociais! Pra ler, estudar, tudo!
      Obrigado pela visita :)

      Excluir
  3. Amo livros físicos, mas sou uma grande adepta dos livros digitais também, viu?! Tenho um kindle e vivo comprando ebooks em promoção.
    E sim!! É bem triste notar que as pessoas simplesmente não tem interesse na nossa literatura, sendo que temos tanta coisa boa ):
    Adorei o post!

    Beeijo
    Universo Tácito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o mundo inteiro perde quando não damos atenção à literatura brasileira!
      Obrigado pela visita e fico feliz por ter gostado ;)

      Excluir
  4. Adorei o título do post também.
    Super concordo com esses desafios, principalmente sobre as distrações.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil não se distrair hoje em dia.
      Obrigado pelo comentário! :)

      Excluir